Como Fazer

Construindo a Agenda da Resiliência

Chamamos de Agenda de Resiliência o conjunto de compromissos assumidos por cada município, com três categorias de atuação possíveis: Capacitações; Ações Estruturais e Não Estruturais; e Parcerias e Financiamentos.

Você precisará concluir a elaboração da sua agenda para confirmar sua adesão ao programa até junho de 2020.

Vejamos detalhes sobre como montar sua agenda para cada uma dessas categorias:

Capacitações

As capacitações poderão ser ofertadas pela Defesa Civil, que a cada maio disponibilizará o calendário anual, ou também realizadas pelo município com a homologação da Defesa Civil. Os cursos podem ocorrer de forma presencial ou a distância e são destinados às equipes das prefeituras que atuam direta ou indiretamente em RRD.

Lembre-se: Defesa Civil é a atuação articulada entre diversos setores de uma administração pública. Portanto, procure incentivar não só os profissionais que atuam diretamente com defesa civil, mas também os de atuação correlata, a participarem dos cursos oferecidos pelo Programa SC Resiliente.

A Defesa Civil de Santa Catarina determinará um requisito mínimo para que seu município cumpra durante o ciclo do Programa SC Resiliente. Entretanto você pode optar por incluir na agenda cursos além dos requisitos mínimos.

Ações estruturais e não estruturais

As ações estruturais e não estruturais são os compromissos assumidos pelo município ao longo do ciclo, que correspondam à sua gestão de risco e de desastres, com foco em resiliência. A Defesa Civil também irá apresentar um Catálogo-base de Ações e determinará os requisitos mínimos para cada município.

O catálogo possui ações estruturais e não estruturais; de curto, médio e longo prazos; e de abrangência local, estadual ou nacional. As ações do catálogo ainda estabelecem paralelos com os princípios de sustentabilidade; com a Campanha Cidades Resilientes e seus 10 passos; e com os principais setores de atuação correlatos à gestão de risco.

Parcerias e Financiamentos

As parcerias e os financiamentos referem-se à rede de articulação que o município é capaz de tecer, e podem ser procurados pelos municípios para incrementar suas Agendas de Resiliência.

A Defesa Civil disponibilizará recomendações de parcerias e financiamentos, mas não determinará requisitos mínimos para cada município. Cabe a cada gestão buscar as melhores e mais adequadas oportunidades para sua localidade.